sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Raça Santa Lacaune - Sintético Tropical Leiteiro

Esta raça em desenvolvimento tem por objetivo potencializar os índices zootécnicos dos rebanhos ovinos, com cordeiros mais pesados ao desmame e ovelhas mais produtivas e com maior habilidade materna.
Os cruzamentos entre as raças Lacaune Lait (LL) de origem francesa de alta performance leiteira e invejável habilidade materna e a raça Santa Ines (SI) que é a base do rebanho nacional com ótima adaptação às condições tropicais e grande rusticidade a verminoses tem por finalidade fixar as aptidões zootécnicas das duas raças puras em uma raça sintética. inicialmente por mim apelidada de Santa Lacaune, formada e consolidada pelo fruto de cruzamentos entre animais bimestiços com 5/8 de sangue LL e 3/8 de sangue SI.
As filhas de machos Santa Lacaune são animais ideais para a base de um rebanho comercial, e para tree cross com raças de corte como poll dorset, dorper, ile de france, suffolk etc, pois elas produzem mais leite e isto consequentemente aumenta o peso dos cordeiros ao desmame, e diminui a ocorrência de borregos abandonados (guachos).
Este aumento de peso dos animais filhos de Santa Lacaune é extremanete barato (leite), e reduz gastos com creep-feeding e confinamento que são caros e reduzem as margens de lucro dos ovinocultures.
Na Nova Zelândia e Austrália, importantes referencias na produção ovina, os produtores não trabalham mais com raças puras e sim com animais cruzados que reunem as qualidades das diferentes raças, porque o que realmente importa é o peso e o lucro que os animais proporcionam.

Um comentário:

  1. oi, sera que a santa lacaune é resistente ao clima nordestino ou do norte de minas
    vc tem borregas e matrizes para venda
    eu estou interessado
    meu e-mail raladoalm@hotmail.com

    ResponderExcluir